O projeto “Estudo da viabilidade de utilização de diferentes espessantes e suas misturas para a produção de álcool gel”, coordenado pelo professor Daniel Freitas Freire Martins, foi um dos contemplados no Edital PROPPG N°08/2020 que selecionou propostas de projetos e ações de pesquisa e inovação para combate a COVID-19 na UFERSA.
Considerando a situação atual em que o mundo vive, e a falta de espessantes comumente utilizados para a fabricação de álcool gel, a iniciativa visa desenvolver formulações alternativas que aliem qualidade e custo acessível para a população.
De acordo com o professor Daniel Freitas, diversas formulações foram inseridas no mercado nos últimos meses, mas com algumas características, principalmente físicas, que não tem agradado a maioria dos consumidores, além do alto valor associado ao produto.
O projeto conta também com a vice-coordenação da professora Guymmann Clay da Silva e com um bolsista de iniciação científica, o discente Sávio Raggy Menezes de Souza, que utilizará os resultados da sua pesquisa também para elaboração do seu trabalho de conclusão de curso de Ciência e Tecnologia.