Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) - Caraúbas

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia é uma proposta de graduação interdisciplinar, planejada como uma alternativa no intuito de renovar a matriz curricular das universidades brasileiras. Representa o primeiro ciclo pelo qual os estudantes devem passar, oportunizando uma formação mais ampla, com disciplinas de diversas áreas de interesse. Mesmo com as cadeiras obrigatórias, a novidade é que o aluno tem liberdade para montar seu currículo com carga horária de matérias optativas, já direcionadas para a formação que almeja no segundo ciclo.

Passado o primeiro ciclo, que pode durar de três anos a três anos e meio, o graduando após apresentar se Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) recebe o título de Bacharel em Ciência e Tecnologia e poderá ingressar no segundo ciclo (diversas engenharias) ou, se preferir, encerrar sua formação superior. Ainda assim ele está apto a participar de concursos públicos com exigência do ensino superior, por exemplo.

No segundo ciclo o Bacharel em Ciência e Tecnologia optará pela engenharia de sua preferência e conquistará o diploma específico que o habilita a obter o registro no CREA, conforme Resolução CONFEA nº 1.010. O segundo ciclo dura o tempo médio de dois anos, totalizando entre quatro e cinco para a obtenção dos dois diplomas (BCT e Engenharia).

 

As vantagens são:

  • Não precisar decidir a carreira a seguir imediatamente após terminar o ensino médio;
  • Formação mais ampla e com maior flexibilidade na organização das disciplinas que se deseja cursar;
  • Amadurecimento acadêmico e experimentação do ensino superior sem precisar abandonar o curso se desejar mudar de área;
  • Possibilidade de direcionar o currículo para um campo específico ou mesmo se aprofundar em várias áreas;
  • Conclusão de uma graduação em nível de bacharelado com apenas 3 anos de curso, o que já habilita o estudante a ingressar em pós-graduação (mestrado e doutorado), se preferir seguir a área de pesquisa;
  • Oportunidade de complementar a formação com quantos cursos de engenharia desejar, inclusive nas diversas universidades federais que ofererecem essa mesma modalidade interdisciplinar.

Para saber mais, acesse essa matéria do Guia do Estudante.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM C&T

 

Conforme o Projeto Político-Pedagógico do curso, os egressos deste curso atuarão de forma crítica e inovadora frente aos desafios da sociedade, tendo sólida formação geral e científica, para entrar no mundo de trabalho e atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais.

Os campos de atuação do bacharel em C&T são bastante amplos, tais como:

  1. Empresas de serviços;
  2. Empresas de consultoria, assessoria e fiscalização onde um profissional com bons conhecimentos matemáticos e científicos é desejável;
  3. Autarquias, associações e governos federal, estadual e municipal em cargos nos quais o nível superior é necessário;
  4. Indústrias na parte de gestão e supervisão.
28 de março de 2018. Visualizações: 2580. Última modificação: 28/03/2018 13:56:46